STOCK CAR 2020 - Automobilismo Brasil II

PROJETO AUTO BRASIL II – nº 58000.010719/2018-76
Lei Federal de Incentivo ao Esporte

12ª ETAPA – Interlagos/SP – 13/12/2020

AUTOMOBILISMO BRASIL II 2020 - César Ramos

Cesar Ramos voltou a mostrar neste domingo (13) que é um dos grandes especialistas da Stock Car em Interlagos (SP). Depois de largar em terceiro, o piloto da Ipiranga Racing fechou a última etapa do ano na segunda colocação, após grandes duelos na pista e quase 40 minutos de perseguição ao vencedor da prova e do título de 2020, Ricardo Maurício. Com o resultado, o gaúcho terminou o campeonato na quarta colocação, naquela que foi sua melhor temporada na principal categoria do automobilismo brasileiro.

Para Ramos, esta foi uma temporada especial. Em 2020, ele chegou ao time para fazer somente algumas provas, mas foi efetivado e provou que a confiança não era por acaso: sob o comando do chefe de equipe Andreas Mattheis, marcou suas primeiras poles e virou figura recorrente entre os primeiros colocados em cada etapa. Chegou a liderar o campeonato e abriu o fim de semana decisivo na sétima colocação da tabela, entre 11 postulantes ao título. Dentro da pista, um novo pódio e um merecido Top5 na tabela coroaram o início de um novo capítulo de sua trajetória na Stock Car.

“Para a minha carreira, foi um ano extraordinário”, define Ramos. “Poles, pódios, briga por vitórias e pelo título. Se no início do ano me perguntassem se eu acreditaria que estaria aqui hoje, talvez eu mesmo poderia duvidar”, afirmou. “Só tenho a agradecer à confiança e ao trabalho de toda a equipe, da Ipiranga, do Andreas e de todos que de alguma forma me ajudaram. Foi uma prova movimentada do início ao fim e, a exemplo da etapa de agosto, andamos muito bem. Mal posso esperar pelo que 2021 nos reserva”, completou.

Além de quarto colocado no campeonato, o piloto do Corolla #30 foi o segundo melhor representante da Toyota na classificação geral, na temporada que marcou a estreia da montadora japonesa na Stock Car. Para o próximo ano, o campeonato terá novamente 12 etapas. A categoria ainda não definiu os locais das provas, mas já divulgou uma relação com as datas de cada corrida. A abertura está marcada para o dia 28 de março.

#GoCesar

 10ª e 11ª ETAPAS – Goiânia/GO – 22/11/2020

AUTOMOBILISMO BRASIL II 2020 - César Ramos

Cesar Ramos voltou a ter um fim de semana diferente do esperado em Goiânia (GO), palco neste fim de semana da 10ª e 11ª etapas da temporada da Stock Car. Com 10 kg de peso extra dentro do lastro do sucesso, 20 kg a menos do que nas últimas etapas, o piloto da Ipiranga Racing esperava pontuar bem em sua briga pelo título, mas não conquistou os resultados que esperava. Ainda assim, o gaúcho sai da capital de Goiás vivo na luta pelo campeonato, que será decidido na próxima etapa, em Interlagos (SP).

Diferente do que aconteceu na maior parte da temporada, Ramos passou boa parte do fim de semana no pelotão intermediário. Ele fechou as três provas do fim de semana em 12º, 13º e 15º lugares. Com isso, ele chega à prova decisiva

do campeonato, o companheiro de equipe Thiago Camilo. Mas, com a pontuação dobrada da última etapa, o piloto de 31 anos espera voltar a ser competitivo em São Paulo.

“Foi um fim de semana parecido com o que tivemos em Curitiba, no fim de semana anterior de provas. Mesmo com todo o trabalho que a equipe e eu fizemos, não conseguimos chegar nos resultados que queríamos”, lamentou Ramos. “Apesar disso, fizemos um ótimo ano até aqui e temos 60 pontos em jogo na última etapa. Vamos com tudo para reverter os problemas que tivemos. Cheguei na equipe para fazer apenas algumas etapas, acabei ficando, liderei o campeonato durante algumas etapas, claro que queria mais, mas vou para São Paulo correr por mim e pela Ipiranga Racing, quero trabalhar para que a gente seja campeão por equipes e de pilotos”, projetou o piloto do Toyota Corolla #30.

#GoCesar

8ª e 9ª ETAPAS – Curitiba/PR – 07/11/2020

AUTOMOBILISMO BRASIL II 2020 - César Ramos

Apesar das dificuldades, César Ramos encerrou a oitava etapa da Stock Car em 2020, disputada neste sábado (7), em Curitiba, como líder do campeonato. O piloto da Ipiranga Racing finalizou a etapa, disputada em sistema de corrida única, na 13ª colocação, após frequentar o Top10 durante boa parte da prova. Com o resultado, Cesinha chegou a 180 pontos na tabela, apenas dois à frente do vice-líder, o companheiro de equipe Thiago Camilo, vencedor da corrida curitibana.

Mesmo com o carro mais pesado de todo o grid, por conta de sua liderança no campeonato, com 30 kg de peso adicional em função do chamado lastro do sucesso, Ramos começou o dia com um bom quinto lugar no grid de largada. Durante toda a primeira metade da prova, o gaúcho se sustentou entre os primeiros colocados, apesar de ter sofrido uma batida nos primeiros minutos de corrida. No entanto, um problema na troca do pneu traseiro esquerdo, durante seu pit stop obrigatório, derrubou o piloto do Toyota Corolla #30 na classificação.

“Apesar da batida no início da corrida, perdi apenas duas posições e o carro não perdeu rendimento, então ainda estava numa posição boa pensando no campeonato até o pit stop”, lamentou Ramos. Diante da situação inesperada, o foco passa a ser na rodada dupla programada para este domingo, que encerra o fim de semana da categoria na capital paranaense. “Amanhã temos mais duas corridas e vou com tudo para manter a liderança do campeonato”, ressaltou.

A passagem da Stock Car por Curitiba continua neste domingo (9), com a disputa da nona etapa da temporada. A classificatória acontece às 9h. A largada para a corrida 1 será às 11h, enquanto a prova 2 inicia às 11h55. Tanto a definição do grid quanto as duas provas dominicais terão transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV2.

#GoCesar

7ª ETAPA – Velo Città/Mogi Guaçú/SP – 18/10/2020

AUTOMOBILISMO BRASIL II 2020 - César Ramos

Cesar Ramos deixa o Velo Città onde a Stock Car disputou a sétima etapa de sua temporada 2020 neste domingo (18), com seu principal objetivo atingido: manter a liderança do campeonato. Depois de largar em segundo na prova 1 do fim de semana e chegar em quarto lugar, o piloto da Ipiranga Racing chegou a 172 pontos e continua no comando da tabela de classificação. A vantagem dele para o vice-líder do campeonato, Ricardo Zonta, segue a mesma de antes da prova disputada no interior paulista: 14 pontos.

Ao final da etapa, Cesinha, que na corrida 2 teve trabalho para se defender da pressão dos rivais na reta final da prova e finalizou na 14ª colocação, celebrou o fato de ter alcançado sua principal meta no fim de semana: somar o maior número possível de pontos para defender a liderança e continuar firme na briga pelo título. “Cumprimos nosso objetivo. Conseguimos pontuar bem nas duas corridas do final de semana para termos uma certa vantagem na liderança”, frisou o competidor do Toyota Corolla #30.

O piloto da escuderia chefiada por Andreas Mattheis saudou os bons resultados mesmo tendo competido com o carro mais pesado do grid. No circuito de Mogi Guaçu (SP), o gaúcho carregou 30 kg extras, fruto do chamado lastro do sucesso, que a cada etapa acrescenta peso aos carros dos seis melhores colocados do campeonato. Para o piloto da Ipiranga Racing, diante das circunstâncias, conquistar um Top5 foi muito importante para sua busca pela taça. “Sabíamos que a regularidade era nossa meta e deu certo. Muito feliz com o resultado final”, encerrou.

#GoCesar

6ª ETAPA – Cascavel/PR – 04/10/2020

AUTOMOBILISMO BRASIL II 2020 - César Ramos

Cesar Ramos é o novo líder do campeonato da Stock Car em 2020. Após a rodada realizada neste fim de semana em Cascavel (PR), o piloto da Ipiranga Racing, que abriu o fim de semana na quarta posição na tabela, oito pontos atrás do então líder Rubens Barrichello, chegou a 146 pontos conquistados, com 14 de vantagem para o vice-líder na classificação, Ricardo Zonta. A liderança veio após outra grande prova do gaúcho na sexta etapa do campeonato, disputada neste domingo (4).

Na prova 1 dominical, mesmo com 20 kg a mais em seu carro em virtude do lastro do sucesso (peso extra distribuído aos pilotos que começam uma prova entre os seis primeiros colocados no campeonato), Ramos se classificou em terceiro lugar no grid e chegou uma posição atrás. Na segunda corrida do dia, o piloto do Toyota Corolla #30 finalizou em oitavo. O desempenho no domingo corroborou outro ótimo fim de semana de Cesinha, que na quinta etapa, disputada em formato de prova única no sábado (3), conquistou o quinto lugar no circuito cascavelense.

Perguntado pelo comentarista Rafael Lopes, do canal SporTV2, que transmitiu a prova ao vivo, se esperava fazer um começo de temporada tão positivo, Ramos disse que não. “Honestamente, de maneira alguma. Mas uma coisa que sempre fiz foi acreditar em mim. Estou tendo a chance e está valendo a pena. Sabia que teria uma boa chance de evoluir principalmente, pois com um cara igual ao Thiago [Camilo, seu companheiro de equipe] ao lado, ou eu estou no meu melhor dia em todos os dias ou vou tomar bastante tempo dele”, declarou o piloto da Ipiranga Racing.

Ramos aproveitou para agradecer pela confiança e trabalho feitos por seu time para levá-lo ao topo da tabela. “Estamos trabalhando muito bem como equipe, crescendo os dois juntos e está dando certo. Agora é manter a receita e continuar trabalhando muito sério pois o campeonato ainda é bem longo”, destacou o gaúcho. “Quero agradecer demais ao Andreas [Mattheis, chefe de equipe] e a todo o time, a Ipiranga pela oportunidade mais uma vez. Estou vivendo um sonho e estamos caminhando quem sabe para chegar na final com chance”,  encerrou.

#GoCesar

5ª ETAPA – Cascavel/PR – 03/10/2020

AUTOMOBILISMO BRASIL II 2020 - César Ramos

César Ramos voltou a apresentar na quinta etapa da Stock Car em 2020, disputada em Cascavel (PR) neste sábado (3), sua marca registrada na atual temporada: a regularidade. Depois de largar em 12º, o piloto da Ipiranga Racing conquistou outro Top5 ao chegar em quinto, em dia de muita festa para sua escuderia, que venceu pela primeira vez na temporada com o companheiro de equipe de Ramos, Thiago Camilo.

Se considerados os resultados das duas etapas de Interlagos e das corridas 1 e 2 das provas em Londrina e Goiânia, Ramos obteve seu sétimo Top10 em seis largadas na temporada. O resultado foi excelente para as pretensões de Cesinha no campeonato: ele subiu da quarta para a terceira colocação na tabela, com 114 pontos. A colocação entre os cinco primeiros ainda fez cair a diferença de Ramos para o líder da classificação, Rubens Barrichello, de oito para cinco pontos. Uma performance que deixa o piloto do Toyota Corolla #30 confiante para a sequência do fim de semana.

“Fizemos mais uma corrida muito consistente e conseguimos buscar pontos importantes, o que nos deixa cada vez mais vivos no campeonato. Foi uma corrida difícil, em função do calor, mas saímos com saldo positivo”, comentou Ramos, em alusão às altas temperaturas enfrentadas na corrida, que teve até pancadas isoladas de chuva em meio à disputa. “Amanhã temos mais duas provas bem importantes e vamos buscar mais dois bons resultados”, encerrou Cesinha, confiante.

A Stock Car volta à pista em Cascavel neste domingo (4), para a disputa da 6ª etapa da temporada. A classificação acontece às 9h, com a largada para a corrida 1 às 11h18 e a corrida 2, com o grid invertido para os 10 primeiros colocados da prova inicial, ocorre às 12h13. Toda a programação deste domingo será transmitida ao vivo pelo canal por assinatura SporTV2.

#GoCesar

4ª ETAPA – Londrina/PR – 13/09/2020

AUTOMOBILISMO BRASIL II 2020 - César Ramos

O gaúcho César Ramos se manteve firme na briga pelo título após a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, disputada neste domingo (13), em Londrina (PR). Com um quarto lugar na prova 1, mesmo com lastro – atribuído aos seis primeiros colocados no campeonato – de 25 kg no fim de semana, o piloto da Ipiranga Racing deixa o circuito paranaense na quarta colocação na tabela de classificação, com 97 pontos, oito atrás do líder Rubens Barrichello.

Na primeira prova do dia, Ramos largou na segunda colocação, ao lado de seu companheiro na equipe Ipiranga, Thiago Camilo. O piloto do Toyota Corolla #30 buscou evitar confusões para atingir seu maior objetivo: pontuar bem de olho no campeonato. “A primeira corrida foi produtiva. Era o que dava para fazer com a questão do peso e as estratégias dos outros concorrentes. Nossa estratégia era fazer as duas corridas em busca de boas posições, também para pensar no campeonato”, avaliou.

Na segunda prova, Cesinha vinha forte na briga pelo Top5, quando perdeu terreno em meio a disputas acirradas e a uma rodada que acabou com sua prova. “Na corrida 2, tive um começo de prova bem competitivo, mas nessas disputas acabaram acontecendo alguns toques que prejudicaram o desempenho do meu carro”, analisou. “Mais tarde, perdi o controle numa curva de alta e rodei. Erro meu e assumo. Faz parte”, declarou Ramos.

Apesar do problema na metade final da etapa londrinense, o gaúcho encerra o fim de semana confiante no trabalho desenvolvido até aqui. “O saldo ainda é positivo, visto os números do campeonato. Agora é avaliar aqui e trabalhar para a próxima, onde vou com 15 kg”, explicou, em referência ao lastro que terá de carregar na próxima prova por permanecer entre os seis primeiros no campeonato, menor do que o deste fim de semana, quando abriu a etapa como vice-líder da tabela.

A próxima etapa da Stock Car será novamente no Paraná, mas desta vez em formato de rodada dupla. A quinta e sexta etapas do campeonato acontecem dias 3 e 4 de outubro, respectivamente, no circuito de Cascavel.

#GoCesar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support