PROJETO FIA GIRLS ON TRACK: nº 71000.053795/2023-00
Lei Federal de Incentivo ao Esporte
CAMPEONATO BRASILEIRO DE KART – Kartódromo Internacional de Birigui/SP – 08/10/2024 a 12/10/2024
Categoria Cadete – NICOLLE CAMPOS NASCIMENTO
Classificatória 1: 20º lugar
Classificatória 2: 17º lugar
Classificatória 3: 15º lugar
Posição Final: 38º lugar
Categoria F4 Graduado:FERNANDA RIBEIRO CERQUEIRA
Classificatória 1: 29º lugar
Classificatória 2: 26º lugar
Classificatória 3: 26º lugar
Posição Final: 53º lugar
Categoria F4 Graduado:MARIA EDUARDA NIENKÖTTER
Classificatória 1: 9º Lugar
Classificatória 2: 19º Lugar
Classificatória 3: Não concluiu
Posição Final: 39º lugar
EVENTO
O Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP), pela Comissão Nacional de Kart (CNK) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) é o mais importante e o mais arduamente disputado campeonato do kartismo nacional.
As três campeãs da FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart, que ganharam como prêmio a participação no campeonato, competiram com a Equipe Bravar. E não tiveram vida fácil, pois apenas os 36 colocados de cada categoria, passariam para corrida final, que aconteceu no sábado, dia 12.
TREINOS E CORRIDAS
Categoria Cadete –NICOLLE CAMPOS NASCIMENTO
Em meio a 50 competidores, Nicolle Campos foi a única menina na categoria Cadete, enfrentando o desafio com garra e paixão pela velocidade!
Na tomada de tempos, realizada na quarta-feira (9), Nicolle garantiu a 37ª posição, definindo seu ponto de partida para as corridas classificatórias da quinta-feira (10). Com cada volta, ela acelerou ainda mais, buscando superar os obstáculos e avançar na competição.
Apesar de ficar a um passo da grande final, entre os 36 melhores pilotos, Nicolle teve uma evolução impressionante: Na primeira corrida terminou em 20º lugar, na segunda em 17º lugar e, na terceira corrida classicatória, finalizou em 15º lugar. Terminando as corridas classificatórias em 38º lugar, com um total de 59 pontos.
Declaração da piloto: “O Brasileiro para mim foi muito bom, consegui andar na metade do grid e isso foi muito gratificante. Consegui uma experiência muito grande fazendo as classificatórias e os treinos, correndo com pessoas novas. Amei ter essa chance de participar e nos próximoseu vou acelerar mais ainda e vou me esforçar muito mais do que eu já me esforcei. Eu nunca corri em nenhum Brasileiro, então para mim esse foi especial, vai ficar na minha história.”
Categoria F4 Graduado – Maria Eduarda Nienkötter.
Em um grid disputadíssimo com 58 competidores, a jovem piloto Maria Eduarda Nienkötter, de 18 anos, mostrou sua garra e talento na categoria F4 Graduado.
Na tomada de tempos, concluiu a tomada na 42ª posição, e ao longo das corridas classificatórias, foi crescendo na competição. Com uma pilotagem firme, concluiu a primeira corrida em um excelente 9º lugar e, na segunda, ficou na 19ª posição.
A vaga na grande final estava ao seu alcance! Na terceira e última classificatória, Maria Eduarda segurava o 12º lugar, mas na última das 11 voltas, um acidente com dois karts a tirou da disputa, frustrando sua chance de avançar para a corrida final.
Mesmo com o revés, a piloto finalizou as corridas classificatórias na 39ª posição, somando 58 pontos, e deixando sua marca com uma performance cheia de superação e talento.
Declaração da piloto: “A semana do Brasileiro foi ótima. Quero agradecer a todo mundo que está por trás desse projeto da Seletiva de Kart, que é importante para as meninas. Foi incrível andar de kart F4, eu nunca tinha andado, foi uma experiência maravilhosa”, diz a pilota.
Categoria F4 Graduado – Fernanda Ribeiro Cerqueira.
Após brilhar como campeã da categoria Júnior na Seletiva, Fernanda Ribeiro Cerqueira enfrentou um novo desafio ao competir no Campeonato na F4 Graduado, devido à mudança de idade em julho. E essa transição exigiu dela muita resiliência!
Na tomada de tempos, um imprevisto a colocou em uma situação difícil: o bico do kart se soltou, resultando em um peso abaixo do mínimo exigido na pesagem final. Como consequência, foi desclassificada e acabou largando da última posição, na 53ª colocação.
Mesmo diante da adversidade, Fernanda não desistiu! Na primeira corrida de classificação, fez uma bela recuperação, cruzando a linha de chegada em 29º lugar. Nas duas corridas seguintes de classificação, seguiu evoluindo, terminando ambas na 26ª posição, mas, infelizmente, não foram suficientes para garantir a classificação para a corrida final.
Declaração da piloto: “Na pista eu não consegui os resultados esperados, não me classifiquei para a final. Mas o Brasileiro foi uma experiência única. Eu nem imaginava um dia andar no Brasileiro, nunca tinha feito uma largada lançada. Aprendi muita coisa, a equipe é supercompleta. Ganhei muita experiência sobre como lidar com desafios e com a frustração também. Adorei participar. Foi muito importante para mim, para o meu amadurecimento como piloto e como pessoa. A Fernanda que saiu do Speed Park não é a mesma Fernanda que entrou”, diz ela.
#GoGarotas
SELETIVA DE KART – Kartódromo Internacional de Birigui – SP – 09/06/2024
Categoria Cadete – 1º Lugar: NICOLLE CAMPOS NASCIMENTO
Categoria Junior: 1º Lugar: FERNANDA RIBEIRO CERQUEIRA
Categoria Graduada: 1º Lugar: MARIA EDUARDA NIENKÖTTER
EVENTO
A segunda edição da FIA Girls On Track Brasil Seletiva de Kart promovida pela CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) da CBA foi realizada no domingo, 9 de junho, no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP). Participaram um total de 38 kartistas, sendo 9 na categoria Cadete, 14 na categoria Júnior e 15 na categoria Graduadas. A premiação das vencedoras nas três categorias foi a participação gratuita para as pilotos, no Campeonato Brasileiro de Kart, principal competição do kartismo no País.
Presença feminina além da pista – “Tivemos uma equipe com mulheres em quase todas as funções que a realização de uma competição de kart exige: direção de prova, secretaria de prova, administração dos grupos, controle dos lastros, controle da saída de box, controle das baterias, locução das chamadas das baterias e narração dos tempos , entre outras tarefas ”, contou Bia Figueiredo, presidente da CFA criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e coordenadora do FIA Girls on Track Brasil.
No caso da Seletiva de Kart, o propósito foi inspirar e motivar mais meninas a correrem de kart, para fomentar a base. Por isso é uma competição democrática, em que se misturam amadoras e inexperientes com meninas que já competem. E todas com karts de aluguel iguais.
TREINOS E CORRIDAS
Cada categoria incluiu as seguintes etapas: Treino, Primeira Classificatória, Corrida eliminatória, Repescagem e, finalmente, a grande batalha pela vitória na Corrida final.
Categoria Cadete: Mostrando talento e determinação, a paraibana Nicolle Campos Nascimento, de apenas nove anos e meio, brilhou na Seletiva de Kart na categoria Cadete. Em sua segunda participação, ela demonstrou garra desde o início, superando desafios a cada etapa da seleção.
Após um desempenho sólido no treino, primeira classificatória e corrida eliminatória, Nicolle garantiu o terceiro melhor tempo. Na corrida final, largando da 5ª posição, ela acelerou com tudo, conquistando a volta mais rápida e cruzando a linha de chegada em 1º lugar! Uma vitória construída com dedicação, superação e a paixão pela velocidade!
Categoria Junior: Em sua primeira participação na Seletiva de Kart, a paulistana Fernanda Ribeiro Cerqueira, de 15 anos, mostrou que chegou para fazer história!
No treino, começou forte, garantindo o 4º lugar. Mas foi na classificatória que acelerou ainda mais, conquistando uma impressionante 2ª posição. Determinada a ir além, na corrida eliminatória, superou seu próprio tempo e garantiu a pole position na grande final!
Com um desempenho impecável, manteve o ritmo, dominou a corrida principal e cruzou a linha de chegada em 1º lugar, consagrando-se campeã da Categoria Júnior!
Uma estreia inesquecível, marcada por talento, estratégia e muita velocidade!
Categoria Graduadas: A catarinense Maria Eduarda Nienkötter, de 17 anos, mostrou que determinação e garra fazem toda a diferença na pista! A Seletiva de Kart na categoria Graduadas foi um grande desafio, mas ela não se intimidou e protagonizou uma reviravolta espetacular!
No treino, começou na 4ª posição, mas enfrentou dificuldades na classificatória, terminando em 6º lugar, e na corrida eliminatória, ficou em 5º. Sem se abalar, foi para a repescagem, onde agarrou a última chance com tudo, cravou o 3º melhor tempo e garantiu sua vaga na grande final!
Largando de 7º lugar, Maria Eduarda acelerou forte, fez ultrapassagens incríveis e, com um ritmo impressionante, cruzou a linha de chegada em 1º lugar, conquistando o topo do pódio na categoria Graduadas! Uma vitória épica, marcada por superação, estratégia e paixão pela velocidade!
#GoGarotas