PROJETO EQUIPE DE AUTOMOBILISMO BRASIL VI – nº 71000.076096/2022-49 Lei Federal de Incentivo ao Esporte
12ª ETAPA – Interlagos/SP – 14/12 a 17/12/2023
A jornada começou promissora, na corrida 1. Partindo da sexta fila, Petecof foi cauteloso nas disputas iniciais e aparecia em sexto durante a primeira janela de paradas obrigatórias. Na saída do serviço de box ele foi liberado pela equipe lado a lado com outro competidor, e acabou punido com acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final de prova por sobreposição, caindo para vigésimo segundo.
Na prova 2, largando dessa posição, protagonizou intensas disputas. Mas acabou atingido mais de uma vez logo na primeira volta e o carro não teve condição de seguir na disputa.
A despeito dos problemas na etapa final, Petecof fez um balanço positivo de seu primeiro ano completo na categoria, encerrado com décimo terceiro lugar e 205 pontos. Ele foi o maior pontuador da categoria na primeira passagem pelo Velocitta, depois fez pódio na corrida 1 em Buenos Aires e chegou a ficar a poucos pontos do top5.
#GoGianluca
11ª ETAPA – Cascavel/PR – 23/11 a 26/11/2023
O piloto terminou a primeira corrida com apenas um ponto marcado após o 20º lugar. Após um toque na segunda corrida o piloto foi obrigado a abandonar a prova, pois o carro já não tinha um rendimento dentro do esperado.
Apesar dos percalços, o piloto marcou um feito histórico: com uma etapa de antecipação, ele se consagrou o melhor estreante da temporada 2023 da categoria.
#GoGianluca
10ª ETAPA – Velo Città – Mogi Guaçu/SP – 26/10 a 29/10/2023
Após largar de 21º, o melhor estreante da Stock Car em 15 anos entrou nos pits em oitavo na volta 13. Com o pelotão reordenado, Gianluca figurava em 19º. Ele então aproveitou a relargada da volta 16 e avançou mais uma posição, para pontuar com o 18º lugar.
Na corrida 2, Petecof tracionou bem na largada e soube se posicionar. Ele fechou a primeira volta em 14º. Vinha uma posição à frente na volta 2, quando seu carro ficou sem roda, forçando o piloto a abandonar a corrida.
#GoGianluca
9ª ETAPA – Buenos Aires/ Argentina – 05/10 a 08/10/2023
Partindo de segundo no grid, Petecof sustentou a posição atrás do pole Felipe Fraga na largada. Ele vinha com uma tocada segura e era terceiro na volta 7, quando havia sido ultrapassado por Gabriel Casagrande com o botão de ultrapassagem. Com o pelotão restabelecido após o ciclo de paradas encerrado na volta 18, Petecof era terceiro colocado novamente, posição que manteve até a bandeirada.
Com a inversão do grid, Gianluca largou em oitavo na corrida 2. Ele soube se posicionar no apagar das luzes e avançou para quinto lugar. O safety-car foi acionado na primeira volta, e Petecof segurou a posição na relargada na volta 4. Na seguinte houve outra intervenção do carro de segurança, por duas voltas. Após a segunda relargada, Gianluca repetiu a estratégia e trouxe seu carro para o pit na volta 8, a segunda da janela de paradas. Com o pelotão reordenado, ele disputava a quinta posição com Thiago Camilo, prevalecendo na volta 19. Mais uma vez houve intervenção do safety-car e a corrida
acabou encerrada sob bandeira amarela, selando o segundo top5 do para o piloto.
#GoGianluca
8ª ETAPA – Velopark/RS – 14/09 a 17/09/2023
O piloto conquistou no Velopark seu segundo pódio na categoria e o segundo na temporada. Largando da sétima posição na bateria inaugural da oitava etapa do ano, Petecof logo assumiu o sexto posto na freada da curva 1. Aproveitou o furo de pneu de um dos concorrentes para assumir mais um lugar ainda nos giros iniciais e na sétima volta mergulhou com o botão de ultrapassagem para assumir a posição de Átila Abreu. No 21º giro, Petecof novamente com o botão de ultrapassagem acionado mergulhou contra o #85 na freada da curva 1 e assumiu o terceiro posto da prova.
Na 2ª corrida, Petecof largou da oitava posição na corrida 2 e terminou a segunda bateria na quarta posição. Com 39 pontos somados, o segundo maior pontuador da etapa no Velopark, Gianluca Petecof avançou para a sétima posição do campeonato com 164 pontos.
#GoGianluca
7ª ETAPA – Goiânia/GO – 24/08 a 27/08/2023
Após um quali em que o jovem piloto não se acertou com a máquina, a estratégia do domingo era clara: disputar a vitória na corrida 2. O plano foi bem feito e o ritmo era muito forte no bólido do piloto paulista. Na movimentada prova do anel externo, Gianluca chegou a liderar as duas baterias da etapa durante diversas voltas. Último carro a entrar na janela de abastecimento na corrida 1, Petecof trocou os dois pneus externos e abasteceu o tanque do #101. Ele recebeu a bandeirada na 13ª posição, com sete lugares conquistados na primeira bateria.
Com ritmo muito forte na corrida 2, Petecof viu as chances de disputar a vitória da minadas por uma bandeira vermelha após um forte acidente de seus concorrentes já nos minutos finais da prova.
Com o quarto lugar, Gianluca Petecof entrou no top10 da classificação geral. Após a primeira rodada da segunda metade do campeonato, o piloto Shell aparece na nona posição com 125 pontos.
#GoGianluca
6ª ETAPA – Velo Città – Mogi Guaçu/SP – 15/06 a 18/06/2023
Gianluca Petecof sobe no pódio em segundo lugar na corrida 1. Petecof saiu como o maior pontuador da etapa, levando o troféu de Man of the Race. Com os pontos conquistados na sexta etapa, Petecof praticamente dobrou sua pontuação de 2023. Ele avançou de 23º na tabela para 12º.
#GoGianluca
5ª ETAPA – Interlagos/SP – 06/07 a 09/07/2023
Segundo colocado no Q1 da etapa, Petecof partiu de 14º na primeira bateria. Com ritmo forte, chegou a liderar a prova durante a janela de pit-stop, recebendo a bandeirada na nona posição e garantindo um lugar na primeira fila para a segunda largada da etapa. Partindo de equipe Rubens Barrichello, Petecof demorou para reagir ao apagar das luzes e perdeu posições na primeira volta. Mesmo assim, soube lidar com as disputas e seguir entre os dez primeiros colocados da prova.
#GoGianluca
4ª ETAPA – Cascavel/PR – 15/06 a 18/06/2023
Gianluca Petecof protagonizou uma das principais imagens do fim de semana ao superar
nove carros na largada da segunda prova de Cascavel da Stock Car Pro Series, no oeste do Paraná. Na quarta etapa da temporada 2023, ele partiu da 23ª posição do grid, escapou dos incidentes da largada e ganhou uma posição na primeira volta. Na sequência o piloto avançou para o 19º lugar no nono giro de prova. Petecof chegou a assumir a liderança na 15ª volta durante a janela de paradas obrigatórias.
Na volta seguinte o piloto do carro #101 da Shell realizou seu pit stop, retornando no 23º
posto. Ele ainda recuperou quatro posições nas voltas finais para receber a bandeira quadriculada na 19ª colocação.
Na segunda prova o piloto da protagonizou a cena mais impressionante do fim de semana ao avançar do 19º para o 10º lugar na largada, entrando em um four wide na primeira curva. Petecof, que vinha com ritmo para brigar pela vitória, recebeu uma punição após um toque com um concorrente e terminou a segunda corrida em Cascavel na 13ª posição.
#GoGianluca
3ª ETAPA – Tarumã/RS – 18/05 a 21/05/2023
Gianluca Petecof foi protagonista da etapa de Tarumã da Stock Car. O piloto chegou a liderar a corrida 1, que finalizou em 13º. Depois frequentou o top5 na corrida 2, para terminar em décimo mesmo com o seu carro apresentando falhas na parte final da prova.
Na segunda prova, o piloto figurava no top10 após uma intervenção do carro de segurança para reconstrução de barreira de pneus danificada após batida de outro competidor. Petecof entrou no box em quinto lugar e vinha em sétimo quando o pelotão foi reordenado na volta 20. Ele então perdeu rendimento nas voltas finais, mas conseguiu garantir seu primeiro top10 do ano.
#GoGianluca
2ª ETAPA – Interlagos/SP – 20/04 a 23/04/2023
Depois de enfrentar problemas com seu carro nos dois treinos livres da segunda etapa da Stock Car, Gianluca Petecof saiu de São Paulo sem pontos. O piloto percorreu apenas duas voltas da corrida 1 em Interlagos, quando teve o radiador de seu Toyota Corolla comprometido após um toque em disputa na pista. A temperatura do carro subiu, e Gianluca foi forçado a abandonar a etapa, não completando as duas corridas.
#GoGianluca
1ª ETAPA – Goiânia/GO – 30/03 a 02/04/2023
Com pouca quilometragem acumulada neste tipo de carro, e pela primeira vez com pneus Hankook, Petecof foi para a pista no grupo 1 do qualificatório. Ele ficou a pouco mais de meio segundo da marca necessária para avançar ao Q2, para o qual avançaram apenas três competidores do grupo em que o piloto classificou seu carro. Apesar de estreante o piloto conseguiu 3 pontos em sua primeira corrida, avançando para o 23º lugar no ranking geral, que contempla atualmente 31 pilotos.