PROJETO EQUIPE DE AUTOMOBILISMO BRASIL IV – nº 71000.061544/2021-29
Lei Federal de Incentivo ao Esporte
12ª ETAPA – Interlagos/SP – 11/12/2022
Guilherme Salas terminou 2022 no Top10
da Stock Car.
O templo maior do automobilismo brasileiro, o autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu entre os dias 09 e 11 de dezembro a rodada dupla Final da Stock Car Pro Series. Com os 32 carros no grid a principal categoria do esporte no país realizou um grande espetáculo diante de mais de 20.000 pessoas nas arquibancadas e áreas de hospitalidade.
Representando a equipe KTF Sports o piloto Guilherme Salas, de Jundiaí, voltou a mostrar todo o seu talento e, diante dos principais adversários, conseguiu uma atuação de crescimento para encerrar as duas corridas do ano na zona de pontuação.
Salas começou os treinos livres, realizados ainda na sexta-feira (9) com bom rendimento no carro #85. Junto ao seu time de engenharia e mecânica o piloto de 28 anos foi trabalhando em diferentes configurações de acerto no seu carro visando a tomada de tempos, que seria disputada na tarde de sábado (10). Com um carro aparentemente bem acertado o piloto seguiu para a sessão classificatória e, no Q1, com o tempo de 1m41s250 ficou com a 11ª posição. Pelo seu resultado ele seguiu para o Q2 e, desta vez, com a marca de 1m41s366 ficou somente com o 15º lugar, posição definitiva para a largada da primeira corrida.
Com o carro ajustado e animado para uma corrida de recuperação Salas alinhou o seu carro na oitava fila do grid e partiu para a prova. Fora da disputa direta pelo título o jovem piloto não demorou para impor um bom ritmo e, com ultrapassagens arrojadas, foi ganhando posições até completar a corrida no 11º lugar. Na segunda corrida, que foi realizada logo na sequência, Guilherme mais uma vez conseguiu escapar dos diversos incidentes. Assim, contando também com um primoroso trabalho de pit-stops realizado pelo time de mecânicos, o piloto conseguiu escalar mais algumas posições e recebeu a última bandeirada do ano no oitavo lugar.
Concluída a temporada 2022 Guilherme Salas concluiu o ano na 12ª posição do Campeonato com 187 pontos conquistados. O título ficou com o experiente piloto Rubens Barrichello.
“Foi uma temporada um pouco estranha para mim, porém, que foi concluída de uma forma muito legal. Começamos o ano com alguns altos e baixos, mas, na segunda parte do calendário conseguimos encontrar um bom ritmo e fomos evoluindo ao longo das etapas. Temos bastante a evoluir ainda e, se tudo der certo, estaremos na luta direta pelo título em 2023”, concluiu o jovem piloto da cidade de Jundiaí.
#GoGuilherme
10ª e 11ª ETAPAS – Goiânia/GO – 23/10/2022
Gui Salas ficou próximo ao pódio da Stock Pro
Series em Goiânia.
O autódromo Ayrton Senna, em Goiânia – GO, recebeu no último fim de semana, entre os dias 21 e 23 de outubro, a penúltima rodada da temporada da Stock Car Pro Series. Os 33 pilotos da categoria tiveram muito trabalho para controlar suas máquinas no calor da capital goiana em um fim de semana composto por quatro corridas.
Vindo em uma temporada de crescimento o paulista Guilherme Salas, piloto da equipe KTF Sports, concluiu a sua participação na penúltima rodada do ano com um comemorado quarto lugar na última corrida de domingo.
O fim de semana de Guilherme começou de forma muito positiva com a segunda colocação no primeiro treino livre, realizado ainda na manhã de sexta-feira. Com um bom acerto já verificado na primeira sessão a equipe de realizado ainda na manhã de sexta-feira. Com um bom acerto já verificado na primeira sessão a equipe de engenharia e mecânica da KTF Sports optou por buscar uma nova forma de ajuste do carro e, assim, no segundo treino, Salas ficou com o 19º lugar apenas.
Como o evento foi programado em sistema de rodada dupla, o cronograma do sábado e domingo foi semelhante composto pela tomada de tempos e, em seguida, duas corridas na sequência. No sábado, no treino classificatório, Salas acabou não tendo o rendimento esperado ficando apenas com o 17º tempo. Nas corridas, quando partiu do pelotão intermediário, Guilherme se viu envolvido em várias disputas e, sobretudo, com a preocupação de manter o equipamento inteiro para as corridas que ainda viriam no domingo. Deste modo, ao final das 21 voltas da primeira corrida e, dos 20 giros, da segunda corrida, o jovem de Jundiaí cruzou a linha de chegada em 14º e 17º respectivamente.
RESULTADOS MELHORES VIERAM NO DOMINGO
Um pouco desapontado com o seu rendimento do sábado, uma vez que tinha certeza do bom equipamento que tinha em mãos, Salas voltou ao autódromo na manhã de domingo disposto a colocar em prática tudo o que desenvolveu ao longo das sessões anteriores.
Assim, na nova sessão de classificação, o piloto conseguiu impor um ritmo muito bom e, com o tempo de 1m27s295 se garantiu na sexta colocação diante de um grid de 33 concorrentes. Na primeira corrida, após uma boa largada,
Guilherme conseguiu se manter no primeiro pelotão e vinha em disputas eletrizantes até o momento do pit-stop obrigatório. Após a troca dos pneus, contudo, o carro #85 passou a perder um pouco de rendimento no decorrer das voltas seguintes e, com isso, o piloto perdeu várias posições. De volta a box Salas fez uma nova troca de pneus quando, então, foi verificado o problema de perda de pressão de um dos pneus. Assim, com o bom resultado da primeira corrida já comprometido, o time de engenheiros da KTF trabalhou rápido e deixou Salas “armado” para buscar melhor colocação na última prova.
Nesse cenário, após largar de 24º lugar na quarta corrida do fim de semana, Guilherme fez uma incrível corrida de recuperação. Tanto em pista como no pit-stop ele superou vários adversários para, ao fim das 20 voltas, recebeu a bandeirada em um comemorado quarto lugar.
#GoGuilherme
9ª ETAPA – Santa Cruz do Sul/RS – 25/09/2022
Guilherme Salas sofreu com batidas em Santa Cruz do Sul.
.
No domingo (25) o Autódromo de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, recebeu a oitava etapa da Stock Car Pro Series com as corridas válidas pela 17ª e 18ª etapas do Campeonato. Vindo de uma corrida de problemas no Velocitta, na rodada anterior, o piloto paulista Guilherme Salas chegou bastante animado ao solo gaúcho e pretendia somar um bom número de pontos para subir na classificação.
Infelizmente, porém, vários problemas ao longo do fim de semana fizeram com que Guilherme não conseguisse extrair todo o potencial de seu carro e, para piorar, nas corridas acabou sofrendo batidas que lhe tiraram a chance de concluir as corridas.
O fim de semana teve sua programação toda resumida ao sábado e domingo. Desta forma, o ritmo de trabalho foi bastante intenso e não permitiu que engenheiros e mecânicos pudessem trabalhar muito em mudanças de acertos.
Nos treinos Salas fez o 11º tempo no primeiro e, em simulação de diferente setup, apenas a 26ª marca. Horas depois os carros voltaram para a pista para a sessão classificatória. Com o tempo de 1m22s351 Salas garantiu apenas a 20ª posição para o grid de largada e não conseguiu avançar nem mesmo para a segunda fase do treino classificatório.
“Infelizmente as coisas estão bem complicadas aqui. Trabalhamos num acerto para o carro, porém, a pista está mudando muito de uma sessão para a outra. O asfalto foi recapeado recentemente e, não sei explicar como, parece que esta nova camada está esfarelando. Com isso, não temos como definir os melhores pontos de frenagem e retomada de aceleração”, explicou o piloto após a tomada de tempos.
Com um estratégia voltada ao melhor resultado na segunda corrida Salas partiu para as provas. Infelizmente, porém, ainda na primeira volta o piloto do carro #85 sofreu uma forte batida na lateral direita de seu Chevrolet Cruze que, imediatamente, amassou a saída do escapamento impedindo a expulsão dos gases do motor. Salas ainda conseguiu levar o carro de volta aos boxes, porém, o dano foi bastante grande e, mesmo com muito empenho dos mecânicos, ele só conseguiu voltar à pista nas últimas voltas da primeira corrida.
Largando do fim do pelotão para a segunda corrida Salas e seus engenheiros acreditavam ter uma boa estratégia para ganhar posições nesta segunda corrida. Contudo, novamente, em uma largada extremamente conturbada e com vários toques, Guilherme acabou sendo atingido. Desta vez ele conseguiu, contudo, permanecer no traçado, mas, algumas voltas depois as travas do capô de seu carro se romperam fazendo com que a peça fosse projetada para frente do para-brisas tampando a visão do piloto. Assim, sem condições de continuar na corrida, o piloto encostou seu carro e foi obrigado a abandonar a corrida.
“Realmente um fim de semana para esquecer. Tivemos uma rodada muito estranha, com problemas na pista, no acerto de nosso carro e, corridas muito duras, com vários acidentes até mesmo dentro dos boxes. Vamos fazer a nossa lição de casa, analisar bem os dados e seguir ainda mais fortes para Goiânia. Por lá teremos uma rodada dupla, com dois circuitos diferentes, e com certeza a história poderá ser diferente”, concluiu o piloto de 27 anos.
#GoGuilherme
Rua do Grito, 387 Cj. 121
04217-900 – São Paulo – SP
Segunda a Sexta
10h00 – 19h00
55 (11) 99116-4774
contato@aventuraespecial.org